O quarto álbum a solo de Beyoncé Knowles não representa uma total continuidade em relação aos anteriores, mas antes um renascer pela tomada de alguns riscos cuidadosamente equilibrados no poderio vocal e criativo da artista – inseparável da sua presença e reconhecível ao ponto de apagar qualquer erro fátuo. Na sonoridade, sente-se um misto de influências do r&b de outros tempos, entre os ritmos dos blues tradicionais e dos intrépidos anos 80. Completa e rigorosa, Beyoncé participou no processo de produção e de composição do projeto, que resulta nestas 12 faixas onde são contáveis as participações dos produtores Kanye West, Babyface ou The Dream. A inspiração no nigeriano Fela Kuti é percetível na percussão e nos sopros de “End of time”, descendente indireta do afrobeat, enquanto “Party”, dueto com o génio de André 3000, dos Outkast, revisita os anos mais pop do electro. Entre experiências reveladoras de uma ansiada maturação artística, nas quais “Countdown” se eleva como referência, é o grito feminino de “Run the world (girls)” que impõe o ritmo vibrante deste disco nos ouvidos de todo o mundo. “4” apresenta-se desde já como um marco de sucesso que incrusta na pele da artista uma iconicidade que se espraia além fronteiras. Beyoncé incorpora e recria uma receita que lhe confere uma força de expressão notável, em estado puro e de espontânea consistência.
disco “4”, de Beyoncé
Columbia / Sony, 2011
[a partir dos 13 anos]