Cria Cria apresenta: 7C, Cultura e Criatividade

 

Há quem se preocupe. Há quem faça. Há quem se preocupe e faça. Cria Cria aposta na literacia cultural. Da teoria à prática, em casa, na rua, na escola, na empresa. Cria Cria apresenta 7C, Cultura e Criatividade.

 

1. O que é 7C?

Projeto multidiscipinar e interativo concretizado em concertos comentados, serviço de consultoria artística e outras propostas culturais e conceitos criativos.

 

2. Quem o desenvolve?

Com a conceção artística de Paula Pina*, o projeto 7C é desenvolvido por especialistas (músicos, maestros, professores, performers, teóricos, consultores,…) com ampla experiência e trabalhos inovadores desenvolvidos na área.

 

3. Quais os objetivos e os benefícios das atividades 7C?

Os programas propostos são concebidos para potencializar o desenvolvimento das capacidades cognitivas e estético-expressivas dos diferentes públicos intervenientes, e oferecem, com rigor científico e paixão lúdica, inequívocos benefícios psicopedagógicos sistémicos, nomeadamente ao nível da concentração, do raciocínio, da memória, da psicomotricidade, da comunicação, da criatividade, da afetividade e da cooperação.

 

4. Como funcionam os eventos criativos 7C?

Concretizadas em performances e jogos aliciantes, estruturadas a partir de estratégias comunicativas dinâmicas e interativas de aplicabilidade psicopedagógica, todas as atividades criativas 7C são especialmente organizadas segundo uma hierarquia de funções artísticas. Ou seja, há um leque variado de dimensões motoras, cognitivas e expressivas envolvidas no processamento, p.ex., da literatura ou da música: da dimensão estética e conjuntura histórico-cultural (estilo, autor, época, etc…) à organização e estruturação formais. Os programas 7C surgem de forma a estimular não unicamente o gosto pelas expressões artísticas e conhecimento científico, como também a vocação interpretativa autónoma e criativa das audiências.

 

5. A quem se destinam os serviços 7C?

Os projetos 7C são direcionados para públicos de todas as idades e em diferentes contextos: bebés, crianças, jovens, idosos, pessoas com necessidades educativas especiais, famílias, escolas, instituições, empresas e para todos aqueles que queiram participar na descoberta de novos aspetos da criatividade humana nas suas múltiplas dimensões.

 

6. Contacto:

op@oporium.net

 

 

*Paula Pina:

 

Doutorada em Cultura Norte-Americana, mestre em Estudos Anglísticos e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com teses na área da literatura e da música. As bolsas de estudo e de investigação da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, assim como um prémio de mérito académico (American Club of Lisbon Award for Outstanding Academic Merit), permitiram-lhe aprofundar conhecimentos nas universidades de Yale, Brown, Georgetown e N.Y.U., nos Estados Unidos.

 

Estudou piano, canto, composição e direção coral. Entre outras instituições, foi professora no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa, no qual lecionou as disciplinas de coro (infantil, juvenil e coro aberto) e repertório musical para crianças (no âmbito do Curso de Formação de Músicos Intervenientes em Hospital). Das formações complementares, destaque para o curso “Leadership for the 21st century”, pela Harvard Kennedy School of Business/F.L.A.D..

 

É professora adjunta na Escola Superior de Educação e no Instituto Superior de Estudos Transculturais e Interdisciplinares do Instituto Piaget, em Almada. Dedica-se à investigação, formação e docência, nomeadamente nas áreas da pedagogia, literatura e música, e neurociências. Foi coordenadora do C.L.I.I.P. (Centro de Literatura para a Infância – Instituto Piaget) e desenvolve atividade em vertentes educacionais, sobretudo nas áreas da literatura para a infância e outras artes, pedagogia e literacia cultural.

 

Todo o seu percurso académico e pessoal tem sido marcado por uma clara predileção pelos estudos comparatistas e interdisciplinares, sobretudo no que concerne a relação entre as artes e as ciências. Enquanto consultora criativa, produtora cultural e performer, os seus projetos artísticos distinguem-se pelas componentes interventivas e humanitárias, concretizados em parcerias com diversas instituições e empresas, públicas e privadas. É coeditora do site Cria Cria (criacria.com).

Leave a comment

Filed under Artes plásticas, Brinquedos, Cinema, Cria Cria, Dança, Fotografia, Ilustração, Literatura, Música, Moda, Teatro, Televisão

Leave a comment