Depois do auspicioso início da coleção Imagens Que Contam – com “Bestial”, de André da Loba, e “Sombras”, de Marta Monteiro -, a editora Pato Lógico lança “Vazio”, de Catarina Sobral, e “Capital”, de Afonso Cruz. Apesar da capa cartonada e do formato maior, a ligação é inequívoca: o título fornece a palavra-chave que nos permite ler as histórias apenas através de imagens, libertando-nos da materialidade verbal da narrativa. Em Afonso Cruz, destaque-se o uso que o ilustrador faz das cores planas, atente-se nas subtilezas de sombras e traços ou na força expressiva minimal dos olhares, que nos abrigam do cliché temático que lhe serve de ponto de partida: o ilustrador esforça-se por criar uma metáfora visual, facilmente apreendida pelos mais pequenos, do processo autofágico do capitalismo financeiro que grassa no mundo contemporâneo, concebendo um porquinho mealheiro voraz, que acompanha uma personagem masculina em crescimento, que é também um crescendo de ambição e fascínio pelo dinheiro, até ao grotesco, monstruoso final, aviso e crítica, de cunho exemplar e moralizante, muito pouco tranquilizador, afinal…
Igualmente metafórica, mas bem distinta, é a abordagem de Catarina Sobral, de saboroso cariz experimental, a uma outra ideia-cliché: a redenção que só o amor permite. Socorrendo-se de uma técnica gráfica que privilegia o desalinho do traço e da mancha, flutuando em contrastes de materiais e em texturas táteis, minudências variadas de colagens, carimbos, riscos que surgem para depois se desvanecerem, Sobral constrói paisagens, exteriores e interiores em RX, nas quais se expõem, cheias de força, personagens cativantes em posturas e gestos, e uma silhueta branca, vazia, intrigante, em busca de sentido, num quotidiano urbano e indiferente. Silenciosas, sim, mas transbordantes de sentidos, são estas imagens que contam.
Paula Pina
livro “Capital”, de Afonso Cruz
Pato Lógico, 2014
[a partir dos 4 anos]
livro “Vazio”, de Catarina Sobral
Pato Lógico, 2014
[a partir dos 3 anos]