É difícil esquecermos o nome de quem descobriu a penicilina quando a resposta foi dada por O Sabichão, algures entre os sete e os oito anos. “Sir Fleming”, esclarece, com a firme convicção dos viciados no jogo. Mesmo que, durante muito tempo, tenhamos vivido na crença de que “Sir” era um nome próprio, tal como João ou Miguel, nunca mais se erradicou do cérebro esse maravilhoso binómio científico: Fleming + penicilina.
Além de “engraçado, divertido e instrutivo”, o jogo da Majora continha um livrinho com as “lições, perguntas e respostas do Dr. Ramiro da Fonseca”, uma espécie de Feiticeiro de Oz que comandava toda aquela sabedoria magnética. Advertia ele, tratando-nos cortesmente por “meu caro amigo”, o que dava um ar bastante adulto: “Mas não vale fazer batota. Não vale ir ao livro à procura da resposta às perguntas. Primeiro estuda-se a lição muito bem e só depois é que vamos responder”. Ora nem mais.
Logo nas primeiras linhas, no tema “História de Portugal”, ficamos a saber que a “Península Ibérica está dividida em duas nações: uma é a Espanha; a outra, mais pequenina, é Portugal”. Nesta altura do campeonato, o exemplo não será dos melhores. Adiante. Três parágrafos abaixo, fala-se da cisão freudiana que deu origem à nação, protagonizada por D. Afonso Henriques: “Este, ao chegar aos 16 anos, resolveu que havia de ficar a governar sozinho o Condado Portucalense que, embora pertencesse a sua mãe, fazia parte do reino de Leão e Castela”. Com um berço destes, como é que Portugal há de crescer? É complicado, já dizia o povo naquela época.
“O Sabichão” que eu trouxe ao Carrossel, imaginando que estivesse cansado de andar sempre às voltas das mesmas perguntas e respostas, é uma edição vintage de 1979, produzida na Litografia Império (Porto). Não faço ideia se as edições atuais renovaram o seu stock de questões, acrescentando temas como “Tecnologia e Informática” ou “Gastronomia e Vinhos”. E não quero saber. Prefiro sugerir aos leitores que deem umas voltas pelos leilões da net e descubram o genuíno, único, verdadeiro O Sabichão. Esse mesmo que pergunta “qual é o maior lago do mundo?” ou “quem foi o primeiro astronauta?”. Jurei-te fidelidade, Yuri Gagarine.
Carla Maia de Almeida [convidada do Carrossel Cria Cria*]