Este é o livro, acompanhado de cd, que inaugura a mais recente coleção da editora Kalandraka em Portugal, centrada na música clássica. Depois de uma série dedicada à ópera, com volumes consagrados a “Turandot”, “Porgy and Bess” ou “Aida”, por exemplo, eis que chega às estantes das nossas crianças um dos expoentes do barroco, o prolífico compositor, violinista e professor Antonio Vivaldi (1678-1741), com aquela que é certamente a mais tocada obra do seu repertório: o ciclo de quatro concertos para violino “Le quattro stagioni” (publicado em 1725), desta feita numa interpretação da virtuosa violinista Sarah Chang. A gravação que se junta ao livro, pertencente ao catálogo da EMI, foi o 17º registo em estúdio desta menina prodígio com aura de estrela da moda, que aos cinco anos prestou provas para a famosa Julliard School, que aos oito tocava com a New York Philharmonic e que aos nove gravava o seu primeiro disco.
A popularidade da obra, aliada à sua natureza predominantemente descritiva e caráter impressionista (recorde-se que o próprio Vivaldi escreveu os poemas que serviram de base literária para a criação musical), tornam-na particularmente apetecível para iniciados. No livro “Vivaldi – As quatro estações”, à venda a partir de hoje, oferece-se um acompanhamento narrativo e visual da música, criando-se pois mais uma razão para ouvir e dar a ouvir Vivaldi.
livro + cd “Vivaldi – As quatro estações”, de José Antonio Abad Varela [texto], Emilio Urberuaga [ilustrações] e Sarah Chang [violino]
Kalandraka, 2012
[a partir dos 4 anos]
Ainda não dei por ele e, por isso, não sei o preço. Mas o meu desejo é que não seja tão caro como a colecção referida no artigo. O acesso à cultura musical de qualidade, através dos livros, fica condicionado.